quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Faça trocas inteligentes de alimentos para não se arrepender depois

Comparar calorias e ter bom senso ajuda a não se exceder na dieta.
Troque a pizza de queijo pela de atum e o molho branco pelo vermelho.

Comparar as calorias dos alimentos e ter um pouco de bom senso ajudam a fazer trocas inteligentes e não se exceder nos finais de semana ou eventos especiais.
As tentações são muitas: hambúrguer, batata frita, pizza, lasanha, cachorro-quente. Mas a vontade de liberar geral na dieta com muita frequência pode pôr a perder o esforço do ano inteiro.
Segundo a endocrinologista Cintia Cercato, se uma pessoa tomar três cafezinhos por dia e acrescentar uma colher de chá de açúcar em cada, terá consumido 90 colheres ao longo do mês, o que dá 3.600 calorias (40 kcal por colher). Em um ano, esse indivíduo poderá ganhar até 6 quilos.
Para o dia a dia, a doutora em nutrição Sônia Tucunduva recomenda substituir o refrigerante por sucos naturais que contenham mais água, como maracujá e limão, e usar adoçante. Pôr mais gelo no preparo também ajuda a diluir o líquido e diminuir as calorias.
A especialista sugere fazer sempre as refeições nos mesmos horários, para evitar beliscar e se perder na conta sobre o quanto já foi consumido ao longo do dia.
Além disso, é fundamental observar o valor nutritivo dos alimentos. Procure escolhê-los não por serem gostosos, mas pelos benefícios. Por exemplo: uma fatia de bolo (50 g) de cenoura com calda de chocolate tem 175 kcal e mais nutrientes que um pedaço de bolo de nozes com fios de ovos (50 g), que tem 185 kcal.
Uma boa opção para quem gosta de cachorro-quente, por exemplo, é trocar a opção com mostarda, catchup e maionese (607 calorias) por uma com apenas mostarda e catchup (342 calorias).
No caso da pizza, se quiser um sabor mais calórico, coma só um pedaço. Prefira uma segunda fatia mais saudável, de atum, rúcula ou abobrinha. E preste atenção na bebida que acompanha.
Caso você esteja morrendo de vontade de comer um pastel de feira, encare-o como um almoço e não como lanche. Além disso, substitua o caldo de cana pela água de coco, que tem três vezes menos calorias.
Também dá para trocar o sorvete cremoso pelo picolé de fruta, e a batata frita pela assada – só não vale pôr manteiga e bacon. E, para quem adora uma massa, a dica é usar um molho de tomate caseiro em vez do branco. Três colheres de sopa de molho de tomate têm 30 calorias, enquanto a mesma quantidade do branco concentra 216 calorias.
Outra recomendação é prestar muita atenção nos ingredientes dos recheios e no modo de preparo. Tente evitar creme de leite, manteiga, frituras e açúcar. E nunca vá a um evento com fome: coma algo leve antes de sair de casa (palitinhos de cenoura, torrada integral, iogurte ou frutas).

OBS: Comissão de Formatura preocupado com as festas de final de ano e as festas de formatura publicou essa reportagem visando principalmente as FORMANDAS que vivem na briga com a balança!!! Fica a dica. . .

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More